Carregando...

Atendimento da NBR 15575: orientações para construtoras

Departamentos das construtoras que devem ser envolvidos no procedimento de comprovação da norma NBR 15575:

  • Projeto, qualidade e suprimentos

Com objetivo de assegurar o cumprimento das Normas ABNT NBR 15575: 2013 Edificações Habitacionais – Desempenho e ABNT NBR 10821:2017 Esquadrias para edificações (citada na norma de desempenho), o ITEC tem suprido a atual demanda das construtoras, que necessitam comprovar formalmente o desempenho das esquadrias fornecidas para suas obras, a fim de obterem a aprovação dos agentes financeiros.

Especializado nos ensaios técnicos para avaliação dos Sistemas de Vedações Verticais Externas e Internas, conforme diretrizes da Norma ABNT NBR 15575-4:2013 – Edificações Habitacionais – Desempenho; os relatórios emitidos pelo ITEC para os sistemas de esquadrias ensaiados representam um dos documentos de comprovação da referida norma, exigidos e aceitos pelos agentes de financiamento da construção civil, tais como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil etc.

Como é de conhecimento do setor, as construtoras devem apresentar tais documentos para comprovar o cumprimento dos requisitos estabelecidos pela norma de desempenho a partir do início de sua vigência, em julho de 2013.

Na prática, as construtoras necessitam dos relatórios de ensaios emitidos por laboratórios acreditados pelo INMETRO e realizados conforme as condições específicas de cada obra, a fim de reduzir o risco da não conformidade dos produtos e comprovar, por meio de documentação formal, o cumprimento das normas técnicas. Além disso, os agentes financeiros exigem das construtoras a apresentação da ART: Anotação de Responsabilidade Técnica, demonstrando que o desempenho descrito no relatório de ensaio do produto é compatível com as necessidades específicas da obra para a qual o produto ensaiado se destina.

A importância da norma de desempenho para o setor da construção civil se destaca por sua efetiva contribuição para elevar o nível de qualidade e vida útil das edificações; garantir segurança e bem-estar aos usuários; promover o desenvolvimento tecnológico e a competitividade de todos os agentes da cadeia produtiva da construção civil.

O ITEC, sensível às dificuldades atuais do setor da construção, vem efetuando acordos junto às construtoras com o objetivo de viabilizar economicamente a realização dos ensaios técnicos, principalmente para as obras populares e os produtos com dimensões padronizadas. No desafio de apoiar as empresas construtoras, o ITEC permanece disponível às negociações para redução de custos dos ensaios.

Diante do exposto, o ITEC reafirma seu compromisso em contribuir para ampliar a qualidade da construção civil, bem como esclarece a todos os profissionais do setor que os relatórios de ensaios emitidos pelo ITEC são reconhecidos pelos agentes financeiros como documento formal de comprovação do atendimento da NBR 15575 quanto ao desempenho das esquadrias e dos guarda corpos.

By | 2019-02-24T21:47:13-03:00 fevereiro 24th, 2019|Artigos|0 Comentários