Guarda-corpo
Finalidade do Ensaio
Os guarda-corpos são um item de segurança fundamental para edifícios não-térreos, sendo responsáveis em prevenir a queda de pessoas, animais e objetos. Por isso é primordial que tanto a estrutura quanto os materiais utilizados sejam dimensionados de acordo o uso (privativo, coletivo, shoppings, etc.), com a região de utilização (devido à variação da velocidade do vento) e altura da edificação.
Para atestar que os guarda-corpos especificados atendem aos requisitos necessários, é necessário que sejam observadas as especificações determinadas na norma NBR 14.718: 2019 – Guarda-corpos para edificações, que é o parâmetro nacional de desempenho para este tipo de estrutura. Importante ressaltar que respeitar estas determinações trará segurança jurídica, uma vez que na eventualidade e um desacordo judicial, será observado se o projeto atende aos requisitos da norma.
A norma se aplica para guarda-corpos de uso privativo ou coletivo, em residências ou comércios, ou aplicados ainda em shopping centers, museus, hospitais, cinemas, teatros, centros ecumênicos, indústrias, aeroportos, rodoviária e estações de transportes, ginásios de esporte e estádios de futebol.
Como atestar a conformidade dos guarda-corpos?
Uma das maneiras de estar respaldado é contar verificar o desempenho através da realização dos ensaios previstos na norma, que são:
Resistência às Cargas Horizontais – NBR 14718:2019 – Anexo A
Neste ensaio é verificado se a estrutura é capaz de suportar uma carga horizontal aplicada diretamente sobre o corrimão ou elemento de fechamento, assegurando assim que a estrutura é capaz de suportar o peso dos habitantes/usuários se encostando no guarda-corpos.
Resistência às Cargas Verticais – NBR 14718:2019 – Anexo B
Onde se aplica uma carga vertical diretamente sobre o corrimão ou elemento de fechamento, averiguando-se assim que o sistema é capaz de suportar o peso dos habitantes/usuários apoiando seus pesos corporais.
Resistência ao Impacto – NBR 14718:2019 – Anexo C
Neste ensaio o guarda-corpo é submetido a um impacto de 600 joules para verificar sua capacidade em proteger os habitantes no caso de uma queda acidental ou impacto involuntário no guarda-corpos.
Confira neste vídeo como o ensaio é realizado
Além deste, realizamos outros tipos de ensaios técnicos:
Algumas informações sobre nós:
- Laboratório acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO (CGCRE), sob número CRL 0356;
- Entidade sem fins lucrativos: preços competitivos para ensaios de laboratório e inspeções técnicas nas obras viabilizam projetos e negócios de fabricantes e construtoras;
- Validação de projetos para produtos e sistemas construtivos;
- Verificação técnica de conformidade em obra;
- Análise do produto em relação ao projeto.
Adotando os critérios das normas técnicas brasileiras da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, a competência para a realização dos ensaios a que se propõe é reconhecida através da acreditação da CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, sob o número CRL 0356, por meio da implantação do sistema de gestão da qualidade conforme norma técnica ABNT 17025:2005.
Laboratório de ensaios acreditado pelo INMETRO
O iTEC Lab atende a todos os requisitos de infraestrutura, metodologia de ensaio e aferição de resultado determinadas pelo INMETRO, o que garante a confiabilidade de nossos relatórios.
- Infraestrutura completa
- Equipamentos calibrados
- Profissionais capacitados
- Manuseio adequado das amostras