Envidraçamento de Sacada
Finalidade do Ensaio
O Envidraçamento de Sacada é uma solução prática e moderna para edificações. A principal vantagem é oferecer uma experiência de visibilidade e iluminação nos momentos de lazer sem estar exposto às intempéries, poeira e fuligem. Porém para que esta seja uma opção segura e durável, é muito importante que o projeto e materiais definidos para a estrutura sejam dimensionados de acordo com o a localização e número de pavimentos da edificação.
Para atestar que os vidros e o sistema especificados atendem aos requisitos necessários, é necessário que sejam observados os requisitos apresentados na norma NBR 16.259:2014, que é o parâmetro nacional de desempenho para este tipo de material. Importante ressaltar que respeitar estas determinações trará segurança jurídica, uma vez que na eventualidade e um desacordo judicial, será observado se o projeto atende aos requisitos da norma.
Como atestar a conformidade do envidraçamento de sacada?
Uma das formas de estar completamente respaldado é verificar o desempenho do sistema de envidraçamento através da realização dos ensaios previstos na norma, que são:
Resistência à corrosão
Por conta dos vidros serem fixados em estruturas metálicas, e estarem sujeitos às intempéries, é fundamental que apresentem um tratamento adequado contra o processo de corrosão. Um material inadequado, em processo de corrosão, poderia causar graves acidentes, ao permitir que as chapas de vidro se soltassem.
Ciclos de abertura e fechamento
O objetivo deste ensaio é averiguar se os painéis móveis são capazes de resistir ao uso constante e prolongado. São realizados 10 mil ciclos de abertura e fechamento, não sendo permitido que haja ruptura dos vidros, deterioração dos componentes ou comprometimento da função.
Resistência às cargas uniformemente distribuídas
Neste ensaio é verificado se o sistema suportará de forma segura a ação do vento que o envidraçamento estará sujeito quando fechado. Garantindo assim que nenhuma folha se desprenda devido à ocorrência de vendavais.
Resistência ao impacto de corpo mole
Tão importante quanto o anterior, aqui é avaliada a resistência do sistema no caso de um choque acidental com o envidraçamento, ocasionado por uma pessoa ou um animal, por exemplo. Os parâmetros previstos na norma asseguram que o corpo não transpassaria a estrutura.
Além deste, realizamos outros tipos de ensaios técnicos:
Algumas informações sobre nós:
- Laboratório acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO (CGCRE), sob número CRL 0356;
- Entidade sem fins lucrativos: preços competitivos para ensaios de laboratório e inspeções técnicas nas obras viabilizam projetos e negócios de fabricantes e construtoras;
- Validação de projetos para produtos e sistemas construtivos;
- Verificação técnica de conformidade em obra;
- Análise do produto em relação ao projeto.
Adotando os critérios das normas técnicas brasileiras da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, a competência para a realização dos ensaios a que se propõe é reconhecida através da acreditação da CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, sob o número CRL 0356, por meio da implantação do sistema de gestão da qualidade conforme norma técnica ABNT 17025:2005.
Laboratório de ensaios acreditado pelo INMETRO
O iTEC Lab atende a todos os requisitos de infraestrutura, metodologia de ensaio e aferição de resultados determinadas pelo INMETRO, o que garante a confiabilidade de nossos relatórios.
- Infraestrutura completa
- Equipamentos calibrados
- Profissionais capacitados
- Manuseio adequado das amostras