Esquadrias e Fachadas
Finalidade do Ensaio
As esquadrias e fachadas de uma edificação tem um papel fundamental para o conforto e segurança dos habitantes, uma vez que estes elementos interagem diretamente com as intempéries. Por isso é fundamental que haja uma boa vedação e estanqueidade, para que os ocupantes da edificação tenham uma experiência agradável e conveniente, bem como que seja garantida a segurança do usuário durante a vida útil do produto.
Para atestar que sua solução de fechamento de vãos atende aos requisitos necessários, é necessário que sejam observadas as especificações determinadas na norma NBR 10821: 2017 – Esquadrias para edificações, que é o parâmetro nacional de desempenho para esquadrias e fachadas de edificações. Importante ressaltar que respeitar estas determinações trará segurança jurídica, uma vez que na eventualidade e um desacordo judicial, será observado se o projeto atende aos requisitos da norma.
Como atestar a conformidade das minhas esquadrias e fachadas?
Uma das maneiras de estar completamente respaldado é contar com os relatórios de ensaio previstos na norma, que são:
Verificação da penetração de ar | NBR 10821-3:2017 – Item 5
Neste ensaio a esquadria é submetida a uma pressão de vento, sendo averiguado qual o volume de ar que passa pela esquadria, ou seja, qual sua permeabilidade ao ar. Esta verificação é importante tanto para o conforto do usuário, quanto para garantir o melhor desempenho em ambientes climatizados, pois se a esquadria permitir a passagem de um volume de ar elevado, obrigará que o sistema de climatização trabalhe com sobrecarga para manter a temperatura do ambiente, aumentando assim o consumo de energia elétrica.
Verificação da estanqueidade à água | NBR 10821-3:2011 – Item 6
A esquadria é instalada em um pórtico, simulando a condição real de instalação na edificação. Este pórtico é acoplado a uma câmara de ensaio que simulará a ação da chuva, juntamente com pressões de vento. Neste ensaio é verificada à estanqueidade da esquadria à água, se há ocorrência de borbulhos no trilho, vazamentos em outros pontos da esquadria. O requisito normativo mínimo neste ensaio é que não devem ocorrer infiltrações de água que molhem a face interna da residência.
Verificação do Comportamento, quando Submetido a Cargas Uniformemente distribuídas (resistência à pressão de vento) – NBR 10821-3:2011 item 7
Verificação da Resistência às Operações de Manuseio – NBR 10821-3:2011 item 8
A esquadria é submetida a ensaios mecânicos que simulam as condições normais de uso da esquadria, tais como ciclos de abertura e fechamento das folhas móveis, com o intuito de averiguar a durabilidade e eventual perda de performance mediante utilização no longo prazo.
Manutenção da Segurança Durante os Ensaios de Resistência às Operações de Manuseio – NBR 10821-3:2011 item 9
Neste ensaios são simuladas cargas não usuais, porém que eventualmente às esquadrias podem serem expostas, e ainda assim devem garantir a segurança dos usuários.
Confira neste vídeo como o ensaio é realizado
Além deste, realizamos outros tipos de ensaios técnicos:
Algumas informações sobre nós:
- Laboratório acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO (CGCRE), sob número CRL 0356;
- Entidade sem fins lucrativos: preços competitivos para ensaios de laboratório e inspeções técnicas nas obras viabilizam projetos e negócios de fabricantes e construtoras;
- Validação de projetos para produtos e sistemas construtivos;
- Verificação técnica de conformidade em obra;
- Análise do produto em relação ao projeto.
Adotando os critérios das normas técnicas brasileiras da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, a competência para a realização dos ensaios a que se propõe é reconhecida através da acreditação da CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, sob o número CRL 0356, por meio da implantação do sistema de gestão da qualidade conforme norma técnica ABNT 17025:2005.
Laboratório de ensaios acreditado pelo INMETRO
O iTEC Lab atende a todos os requisitos de infraestrutura, metodologia de ensaio e aferição de resultados determinadas pelo INMETRO, o que garante a confiabilidade de nossos relatórios.
- Infraestrutura completa
- Equipamentos calibrados
- Profissionais capacitados
- Manuseio adequado das amostras